Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por g1 Sul de Minas — Caldas, MG
São 34 anos de festa ininterrupta. A Festa do Biscoito chega a 34ª edição e completa 10 anos como patrimônio cultural imaterial em Caldas (MG). O evento acontece a partir desta sexta-feira (7) e segue até dia 30 de julho. A programação gastronômica e cultural é sempre às sextas, sábados e domingos.
Os fornos de barro são atrações centrais da Festa do Biscoito. Eles permanecem acessos todos os dias e assam, além dos tradicionais biscoitos de polvilho, broas e bolachas de diferentes tipos.
Os biscoitos são vendidos simples ou com recheios variados, tanto na área dos fornos, quanto nas diversas barracas da festa.
Festa do Biscoito chega a 34ª edição em Caldas, MG — Foto: Prefeitura de Caldas
Entre os biscoiteiros, permanecem fundadores da festa e seus familiares que garantem a qualidade dos produtos e a continuidade da tradição.
Além dos tradicionais biscoitos, a variação gastronômica mineira marca presença durante os quatro finais de semana do evento. A festa conta ainda com feira de artesanatos e parque infantil.
O evento acontece dentro do Parque do Balneário de Pocinhos do Rio Verde, onde são oferecidos banhos, duchas, saunas, massagens e tratamentos estéticos com águas termais medicinais e relaxantes.
A primeira edição da festa aconteceu em 1989. A proposta era de uma pequena festa em frente ao Balneário, com barraquinhas cobertas de sapé e um único forno.
“A festa visava somente dividir com mais pessoas o que já era um hábito da região: as pessoas juntarem-se nas noites de inverno, ao redor do forno quente de barro, para preparar iguarias da culinária diária das famílias da região e comerem juntas.”
Festa do Biscoito completa mais 10 anos como patrimônio cultural em Caldas; veja programação — Foto: Prefeitura de Caldas
Nos primeiros anos, a Festa do Biscoito era uma manifestação popular que acontecia ao ar livre no auge do inverno de Pocinhos do Rio Verde, que logo passou a receber cobertura.
Ao longo do tempo, a festa ganhou proporção. O evento passou a ser reconhecido pela importância para a preservação da cultura local e o fomento da economia do município.
Em 2013, a Festa do Biscoito foi tombada como Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível. Um reconhecimento da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) às Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, selecionadas por meio de um júri internacional, que visa proteger espaços e expressões de excepcional importância.
Festa do Biscoito chega a 34ª edição em Caldas, MG — Foto: Prefeitura de Caldas
“São manifestações que compreendem as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos que recebem de seus ancestrais e passam aos seus descendentes”, diz a prefeitura de Caldas.
Sexta, 7 de julho
Sábado, 8 de julho
Domingo, 9 de julho
Sexta, 14 de julho
Sábado, 15 de julho
Domingo, 16 de julho
Sábado, 22 de julho
Domingo, 23 de julho
Sexta, 28 de julho
Sábado, 29 de julho
Domingo, 30 de julho
FONTE:https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2023/07/07/do-polvilho-aos-recheios-festa-do-biscoito-completa-10-anos-como-patrimonio-cultural-em-caldas-veja-programacao.ghtml